
Durante a gestação, o inchaço é uma das principais queixas entre as mulheres. Ele decorre da diminuição do fluxo sanguíneo nas veias, o que diminui também a velocidade do sistema linfático, fazendo com que líquido se acumule nos vasos, e também fora deles, causando o inchaço ou "edema". O principal fator que, na gestação, intensifica tal acúmulo de líquido é a taxa elevada de progesterona.
Os principais cuidados que devem ser tomados para minimizar o inchaço são relacionados à alimentação: deve-se evitar sal e alimentos muito condimentados, temperos prontos, embutidos (alimentos ricos em sódio), e também frituras e gorduras. A drenagem linfática também é muito útil para aliviar o sintoma.
Por fim, é sempre importante analisar o tipo de inchaço: se ele ocorre de forma muito desigual entre as duas pernas, a gestante deve procurar o médico imediatamente, pois isso pode ser um sinal de trombose. Além disso, o inchaço exacerbado pode ser um sinal de hipertensão da gravidez, por isso é necessário que seja sempre feito o acompanhamento da pressão arterial.
O aborto espontâneo é muito comum e uma causa importante de preocupação entre mulheres que desejam engravidar. Entenda um pouco mais sobre este assunto!
Saiba mais
Muitas recomendações sobre o que deve e não deve ser feito são dados às gravidas durante o período gestacional. Leia este texto para saber sobre os principais hábitos ruins que devem ser evitados na gravidez.
Saiba mais
A realização de exercícios físicos na gravidez é uma prática recomendada, e, aliada a uma alimentação balanceada, é uma das chaves para garantir uma gestação saudável. Conheça um pouco mais sobre as indicações de exercícios para a gestantes.
Saiba mais