A diabetes gestacional é um problema que pode afetar muitas mulheres grávidas, inclusive aquelas que nunca tiveram a doença antes! Isso ocorre porque na gravidez o corpo da mãe tem uma tendência a acumular mais glicose, para fornecer alimento para o bebê.
Qualquer gestante pode desenvolver o diabetes gestacional, entretanto, o problema é mais comum em mulheres que têm histórico familiar da doença, que estão acima do peso (ou ganhando muito peso na gestação), são mais velhas, têm ovários policísticos, estão grávidas de gêmeos, tiveram diabetes gestacional em gravidez anterior, ou que tiveram bebês muito grandes em outra gestação.
Geralmente o quadro é identificado em torno sexto mês (24 a 28 semanas), quando realiza-se um teste para checar o nível de glicose no sangue da mãe. Entretanto, o médico pode solicitar a realização do exame antes, em alguns casos especiais.
O controle é feito com dieta adequada e atividade física, que costumam ser suficientes para controlar o diabetes na maioria dos casos. Por vezes torna-se necessária a administração de insulina.Tal controle é extremamente importante, uma vez que a diabetes gestacional aumenta os riscos de hipertensão e eclâmpsia para a mãe, além de aumentar as chaces de aumento de peso e nascimento prematuro do bebê.
Durante a gestação é comum as glândulas da vagina ficarem mais secretivas devido ao estímulo maior pelos hormônios da gravidez Se você notar irritação vermelhidão odor e cores diferentes quantidade muito grande de secreção fale com seu obstetra pois isso pode ser anormal
Saiba maisComo a gestante deve dormir Faz mal dormir de barriga pra cima ou do lado direito Na verdade o ideal é sempre dormir de lado se para a esquerda ou direita fica a critério da gestante
Saiba maisVoltar à rotina após final da licença-maternidade não é uma tarefa nada fácil!
Saiba mais