A vagina é revestida por uma mucosa (assim como a boca e os olhos) que é úmida, pois tem glândulas que produzem secreção. Essas glândulas, estimuladas pelo hormônio da gravidez, podem ficar um pouco mais secretivas, resultando num aumento da umidade vaginal normal, que muitas gestantes acreditam ser um corrimento.
Mas as gestantes também são mais predispostas a ter infecções da vagina (como candidíase e vaginose bacteriana), condições que precisam de um tratamento. É necessário ficar atento, pois tais infecções sem tratamento adequado podem aumentar o risco de ter um parto prematuro e outras complicações na gestação.
O que é normal é o aumento da secreção que chamamos de fisiológica: que não tem cor e nem odor, não coça, só fica aumentada em quantidade. Caso a mulher perceba sintomas como irritação e coceira, vermelhidão, odor e cor diferentes ou quantidade muito grande de secreção, deve falar com seu obstetra, pois isso pode ser anormal.
Para fazer o diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado, é necessário que o médico faça um exame ginecológico. O tratamento normalmente é feito por via vaginal, com cremes ou comprimidos vaginais.
Visite o canal do Youtube para assitir a este vídeo:
A realização de exercícios físicos na gravidez é uma prática recomendada, e, aliada a uma alimentação balanceada, é uma das chaves para garantir uma gestação saudável. Conheça um pouco mais sobre as indicações de exercícios para a gestantes.
Saiba maisVocê sabia que existem algumas vacinas recomendadas para as gestantes?
Saiba maisDurante a gestação, o inchaço é uma das principais queixas entre as mulheres. Saiba um pouco mais sobre quais cuidados podem ser tomados para minimizar este problema.
Saiba mais