O Dr. Igor é especialista em endometriose, formado e pós-graduado pela USP, e durante alguns anos foi membro do setor de Endometriose do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Também fez a pós-graduação em Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva no Hospital Sírio-Libanês, liderada pelo Prof. Dr. Mauricio Abrão, e participou de publicações em revistas científicas e capítulos de livros, sob orientação do Prof. Dr Sergio Podgaec.
Atualmente o Dr Igor atua apenas em seu consultório, atende e opera muitos casos de endometriose junto de outros cirurgiões especializados, urologista e proctologista, que frequentemente precisam compor a equipe para as cirurgias mais complexas. As cirurgias são realizadas principalmente no Hospital Albert Einstein, mas também em outros dos melhores hospitais de São Paulo, e sempre por laparoscopia ou cirurgia robótica.
A endometriose está presente em cerca de 10 a 15% das mulheres, causando sintomas como cólicas menstruais intensas, dor pélvica e dores à relação sexual. Em alguns casos pode chegar a acometer o intestino, bexiga e outros órgãos abdominais. Também é uma importante causa de infertilidade da mulher. Os exames de rotina (como o ultrassom transvaginal comum) não é capaz de identificar a doença, mesmo em casos avançados.
Atualmente as principais diretrizes mundiais indicam que a endometriose deve ser abordada inicialmente com exames de imagem especializados (como ultrassom com preparo intestinal e ressonância magnética). A maioria das pacientes conseguirá obter um bom controle dos sintomas utilizando apenas medicamentos, com o acompanhamento de um especialista, ficando a cirurgia reservada para casos selecionados. Quando necessária, a cirurgia de endometriose deve ser realizada por equipe experiente e de forma minimamente invasiva - saiba mais em "Cirurgia Ginecológica").
Veja no nosso canal YouTube vários outros vídeos explicativos sobre a cirurgia de endometriose, o diagnóstico da endometriose, a gravidez em mulheres com endometriose, entre outros. Acesse a playlist clicando AQUI.
Para saber como ser atendida pelo Dr. Igor ou sua equipe, clique AQUI.
A maior parte das cirurgias ginecológicas já pode ser realizada de forma minimamente invasiva, com menor dor e recuperação rápida
Saiba maisO Dr Igor desde 2011 atua em consultório particular em São Paulo - SP e em Passos - MG, além de consultas on-line a pacientes em todo o Brasil e exterior.
Saiba maisSerá que são seguros? Podem ser usados por quem nunca engravidou? Saiba mais sobre o DIU de hormônio (Mirena) e o DIU de cobre.
Saiba mais