Dr. Igor Padovesi - Especialista em Obstretrícia e Ginecologia
(11) 4253-2523
YouTube Instagram Dr. Igor Padovesi Facebook LinkedIn Dr. Igor Padovesi Google+
Inchao na Gravidez

Inchaço na Gravidez

Durante a gestação, o inchaço é uma das principais queixas entre as mulheres. Ele decorre da diminuição do fluxo sanguíneo nas veias, o que diminui também a velocidade do sistema linfático, fazendo com que líquido se acumule nos vasos, e também fora deles, causando o inchaço ou "edema". O principal fator que, na gestação, intensifica tal acúmulo de líquido é a taxa elevada de progesterona.

Os principais cuidados que devem ser tomados para minimizar o inchaço são relacionados à alimentação: deve-se evitar sal e alimentos muito condimentados, temperos prontos, embutidos (alimentos ricos em sódio), e também frituras e gorduras. A drenagem linfática também é muito útil para aliviar o sintoma.

Por fim, é sempre importante analisar o tipo de inchaço: se ele ocorre de forma muito desigual entre as duas pernas, a gestante deve procurar o médico imediatamente, pois isso pode ser um sinal de trombose. Além disso, o inchaço exacerbado pode ser um sinal de hipertensão da gravidez, por isso é necessário que seja sempre feito o acompanhamento da pressão arterial.

Buscar Artigo


MAIS ARTIGOS EM Gestação, Parto e Pós-Parto

+ Gestação, Parto e Pós-Parto
Acupuntura para tentar engravidar.

Acupuntura para tentar engravidar.

Entre os métodos utilizados para aumentar as chances de engravidar os casos de fertilização in vitro (FIV), a acupuntura apareceu recentemente em estudos e com resultados promissores. Saiba um pouco mais sobre o assunto!

Saiba mais
Hábitos para serem evitados na gestação

Hábitos para serem evitados na gestação

Muitas recomendações sobre o que deve e não deve ser feito são dados às gravidas durante o período gestacional. Leia este texto para saber sobre os principais hábitos ruins que devem ser evitados na gravidez.

Saiba mais
Vacinas que gravidas devem tomar

Vacinas que gravidas devem tomar

Você sabia que existem algumas vacinas recomendadas para as gestantes?

Saiba mais
Subir