Dr. Igor Padovesi - Especialista em Obstretrícia e Ginecologia
(11) 4305 6070
Facebook Google+ YouTube LinkedIn Dr. Igor Padovesi Instagram Dr. Igor Padovesi
DIUs

DIUs

Os dispositivos intra-uterinos (ou “DIUs”) são opções muito seguras e muito utilizadas por mulheres de todas as faixas etárias.

Existia no passado uma ideia errônea em relação ao uso de DIUs por mulheres jovens, que nunca engravidaram - acreditava-se que pudesse ter um efeito negativo em uma gestação futura. Atualmente, diversos estudos já comprovaram que os DIUs são opções seguras e inclusive recomendadas pela Organização Mundial da Saúde para uso por mulheres jovens e adolescentes.

Existem basicamente dois tipos de DIUs: o DIU mais antigo (de cobre), e o DIU hormonal (Mirena). A principal diferença entre eles está no efeito sobre a menstruação. Enquanto o DIU de cobre aumenta o fluxo menstrual (podendo causar ou piorar a cólica menstrual), o DIU hormonal (Mirena) deixa a mulher sem menstruar.

Apesar de conter hormônio (levonorgestrel, um tipo de progesterona), o Mirena libera a substância no útero causando atrofia de sua camada interna (endométrio), sendo que a quantidade de hormônio absorvida para o organismo é muito baixa, bem inferior a qualquer outro anticoncepcional hormonal (pílulas, anel vaginal, adesivo, injetáveis, implante etc). Por esse motivo, os possíveis efeitos colaterais com o Mirena são mínimos, e é também o método hormonal mais seguro em relação ao risco de trombose.

O efeito colateral mais comum com o Mirena são os sangramentos de pequena intensidade, chamados "escapes", que podem ocorrer principalmente nos primeiros meses após a inserção do dispositivo.

A inserção dos DIUs (de cobre ou Mirena) pode ser feita no consultório, com anestesia local e de preferência no período menstrual (pois nessa época o canal uterino está mais aberto e permite a inserção com maior facilidade). Utilizando-se de alguns cuidados especiais, a maioria das mulheres têm uma experiência tranquila com a inserção do DIU no consultório.

ESPECIALIDADES

+ Especialidades Médicas

Anticoncepcionais

Será que posso tomar?

Entre tantas opções disponíveis, preocupação com riscos da pílula (como a trombose), como escolher o anticoncepcional ideal?

Saiba mais
Cirurgia ginecológica minimamente invasiva

Cirurgia

Minimamente invasiva

A maior parte das cirurgias ginecológicas já pode ser realizada de forma minimamente invasiva, com menor dor e recuperação rápida

Saiba mais

Cólica Menstrual

Será que é normal?

A cólica pode ser "normal", mas se atrapalha o dia-a-dia, deve ser tratada corretamente. Ou pode ser sinal de alguma doença, como a endometriose.

Saiba mais

DEPOIMENTOS

+ Depoimentos
estrela estrela estrela estrela estrela

Achei o atendimento excelente! O Dr.Igor foi muito paciente (...) e a decoração do consultório é linda! [continuar lendo]

Achei o atendimento excelente! O Dr.Igor foi muito paciente ao tirar todas as minhas dúvidas e os funcionários foram bem simpáticos e eficientes. E a decoração do consultório é linda!

estrela estrela estrela estrela estrela

Fomos muito bem atendidos por toda a equipe. Dr. Igor foi maravilhoso, muito atencioso, demonstrou muita atenção [continuar lendo]

Fomos muito bem atendidos por toda a equipe. Dr. Igor foi maravilhoso, muito atencioso, demonstrou muita atenção, a sua maneira de tratar o paciente com carinho e passando confiança ao mostrar que as possibilidades podem ocorrer fez total diferença para que eu continue com esperanças naquilo que estou buscando. Dr. Igor continue assim, o seu conhecimento e a sua maneira de tratar faz com que o Sr. tenha excelência. Muito Obrigado!

Luciana Macedo

estrela estrela estrela estrela estrela

Seu atendimento é exclusivo e é possível perceber nos detalhes. Disponível, educado e paciente, transmite confiança. [continuar lendo]

Dr. Igor é um excelente profissional e tem o dom de deixar suas pacientes muito a vontade desde a primeira consulta. Seu atendimento é exclusivo e é possível perceber nos detalhes. Disponível, educado e paciente, transmite confiança. Procurei ele durante a minha gestação por indicação de uma grande amiga. Nos momentos de dúvidas e preocupações, sempre foi muito solícito e ponderado, passando serenidade e tranquilidade. Escolhi ele para ser o meu médico, alguém ao qual confio a minha saúde para o resto da vida.

Rebeca Moyses

Subir