Dr. Igor Padovesi - Especialista em Obstretrícia e Ginecologia
YouTube Instagram Dr. Igor Padovesi
Tratamentos que trazem pouco ou nenhum benefício à saúde

Tratamentos que trazem pouco ou nenhum benefício à saúde

A Academy of Medical Royal Colleges, que reúne 21 instituições de ensino de medicina do Reino Unido, lançou uma série de conselhos que visam diminuir a ocorrência de procedimentos médicos desnecessários. A instituição também recomendou aos pacientes que questionem mais os seus médicos sobre os tratamentos e exames indicados.

Esta ação faz parte da campanha “Choosing Wisely”, e tem como proposta diminuir gastos médicos desnecessários, estimular o diálogo entre médicos e pacientes e contribuir para tratamentos mais assertivos.

Os conselhos indicados incluem: 

  • A água limpa em machucados e cortes é tão boa quanto o soro fisiológico;
  • Pequenas fraturas no pulso em crianças normalmente não exigem o uso de gesso e se regeneram tão rapidamente quanto se for aplicada uma tala;
  • Crianças com bronquite ou problemas de respiração normalmente melhoram sem qualquer tratamento;
  • Só há necessidade de monitorar eletronicamente o coração de um bebê durante o parto se a mãe tiver um risco acima da média de complicações;
  • A quimioterapia pode ser usada para aliviar os sintomas de um câncer terminal, mas não cura a doença e pode gerar transtornos adicionais nos últimos meses de vida;
  •  Exames de rotina da próstata que usam um teste conhecido como Antígeno Prostático Específico (PSA, na sigla em inglês) não levam a uma vida mais longa e podem gerar ansiedade desnecessária

Além disso, a academia afirma que pacientes devem se fazer cinco perguntas ao buscar um tratamento:

  • Realmente preciso desse exame, tratamento ou procedimento?
  • Quais são os riscos ou efeitos negativos?
  • Quais são os possíveis efeitos colaterais?
  • Há opções mais simples e seguras?
  • O que acontecerá se eu não fizer nada?

Desta maneira, não só o diálogo entre médico e paciente será reforçado, como o tratamento do paciente poderá ser escolhido de acordo com as melhores opções tanto para o paciente, quanto para o sistema de saúde.

Para saber mais, acesse este artigo!

Buscar Artigo


MAIS ARTIGOS EM Perineoplastia

+ Perineoplastia
Reposição hormonal: não é questão de opinião

Reposição hormonal: não é questão de opinião

A terapia hormonal da menopausa, quando bem indicada, traz benefícios importantes na qualidade de vida da mulher, com riscos minimizados quando o acompanhamento médico é realizado de perto.

Saiba mais
Não quero engravidar agora… Devo congelar meus óvulos?

Não quero engravidar agora… Devo congelar meus óvulos?

Cada vez é mais a comum a mulher precisar adiar uma gestação por motivos pessoais e de trabalho. Porém, e se depois for tarde demais e não conseguir engravidar? Essa é uma dúvida que muitas mulheres passam! Saiba qual a melhor hora e quando indicar o congelamento de óvulos e possibilitar uma gestação no futuro.

Saiba mais
Por que retirar as trompas pode salvar sua vida

Por que retirar as trompas pode salvar sua vida

Cirurgia simples pode ser realizada de forma oportuna, junto de alguma outra cirurgia, para reduzir as taxas de um tumor ginecológico agressivo e de difícil diagnóstico: o câncer de ovário.

Saiba mais
Subir