Nossa equipe apoia e realiza muitos partos normais, e entende por "parto humanizado" aquele realizado em ambiente confortável e seguro, com mínimas intervenções, respeitando o plano de parto e a privacidade do casal, e permitindo que se possa vivenciar da melhor forma o magnífico processo de chegada de um bebê.
Utilizamos sempre as técnicas não farmacológicas para controle das dores do parto (hidroterapia, massagens, posições, respirações e técnicas de relaxamento), sob orientação de uma enfermeira obstetriz/doula que acompanha todas as nossas gestantes. Recursos como a redução das luzes e a música ajudam a criar um ambiente mais aconchegante. Estimulamos a liberdade de posições, o contato pele-a-pele logo após o nascimento, o clampeamento tardio do cordão umbilical e não realizamos episiotomia rotineiramente (incentivamos o fortalecimento do assoalho pélvico e o preparo do períneo nos últimos meses de gestação).
Somos favoráveis ao uso da analgesia no parto normal, quando as dores se tornam muito intensas apesar dos outros recursos. A anestesia moderna permite que a mulher se movimente e sinta as contrações normalmente, com alívio da dor e sem prejudicar o trabalho de parto (efeito comprovado por diversas evidências científicas atuais). Por isso temos em nossa equipe anestesistas que compartilham dessa visão mais natural do processo do nascimento e são experientes em parto normal com anestesia.
Apesar de realizar a maioria dos seus partos de forma mais natural, Dr. Igor é contra o radicalismo e entende que quando houver risco ao bem-estar do bebê ou da mãe durante o trabalho de parto, e a cesárea se tornar um procedimento mais seguro para ambos, deve-se optar por essa via de parto. Estatisticamente, essa situação corresponde a 10 a 15% dos nascimentos. Afinal o parto é apenas um meio, sendo o objetivo principal um parto adequado que resulte em mãe e bebê saudáveis.
Veja alguns dos Depoimentos de nossas pacientes e assista à nossa animação sobre partos:
“Parto humanizado” é um conceito que pode dar margem a diferentes interpretações, inclusive confundindo-se com linhas de pensamento que defendem o parto “natural”, “domiciliar”, entre outros.
Esta animação de 2 minutos procura mostrar de forma clara qual a nossa visão sobre o assunto. Humanizar o parto significa respeitar a individualidade e os desejos da mulher, entender que o nascimento é um acontecimento natural e realizar intervenções somente quando solicitadas pela parturiente (como a anestesia) ou quando são realmente necessárias.
Apoiamos e realizamos muitos partos normais, somente em ambiente hospitalar. Mas somos contra o radicalismo: lembramos que em cerca de 10 a 15% dos casos, a cesárea é a opção mais segura, e todo parto pode ser humanizado!
Garantir uma gestação saudável, preparar para o parto e auxiliar o casal em tudo que envolve a chegada de um bebê: é a nossa missão
Saiba maisAlgumas gestantes necessitam da segurança de serem cuidadas por uma equipe altamente especializada.
Saiba maisTodo o atendimento é particular, mas pode ser reembolsado parcial ou totalmente pelo seu plano de saúde.
Saiba mais