Muitas grávidas me perguntam no consultório se devem dormir para o lado esquerdo. Essa é uma crença popular e eu vou te explicar porquê não há necessidade de dormir nessa única posição.
O jeito de dormir está associado aos desconfortos físicos que a gestante tem durante a gestação, principalmente no final do terceiro trimestre. Com a barriga maior, o desconforto ao se deitar costuma ser grande. Por isso, é preciso estar atenta à forma de dormir, pois muitas dores acabam se originando durante o sono (como dores nas costas, por exemplo).
Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê. Por vezes a gestante vai se virar à noite e acordar nessa posição, e não precisa ficar preocupada. Mas naturalmente a tendência é que de barriga pra cima, acabe sentindo mal-estar e queira mudar de posição.
A ideia de dormir para o lado esquerdo é levando em conta a posição anatômica da veia cava, que ficaria mais desviada dessa pressão feita pelo bebê. Mas nessa fase final, a gestante já está extremamente desconfortável e não dá para limitá-la a dormir apenas para o lado esquerdo, sem variar a posição! Portanto, a posição ideal para dormir é sempre de lado - mas para a esquerda ou direita, a critério da gestante.
Para evitar dores no corpo, o ideal é que a gestante se deite de lado e da forma mais reta possível, utilizando apoio no ombro e entre as pernas: pode ser abraçando um travesseiro ou almofada, e colocando outro entre os joelhos. Isso porque durante o sono, a tendência é que o corpo relaxe e o ombro e o quadril "desabem", fazendo com que a coluna fique torta.
Uma última dica é: veja se o seu colchão está dentro da validade, pois muitas vezes o desconforto pode vir também da qualidade do colchão!
Visite o canal do Youtube para assistir a este vídeo:
Após a descoberta da gravidez essa se torna uma dúvida inquietante para a maioria dos casais Mas hoje em dia é possível descobrir o sexo do bebê desde o começo da gestação logo nas primeiras semanas de gravidez em torno de 8 a 9 semanas
Saiba maisMuitas recomendações sobre o que deve e não deve ser feito são dados às gravidas durante o período gestacional. Leia este texto para saber sobre os principais hábitos ruins que devem ser evitados na gravidez.
Saiba maisO aborto espontâneo é muito comum e uma causa importante de preocupação entre mulheres que desejam engravidar. Entenda um pouco mais sobre este assunto!
Saiba mais