Dr. Igor Padovesi - Especialista em Obstretrícia e Ginecologia
YouTube Instagram Dr. Igor Padovesi
Quando é possível saber o sexo do bebê?

Quando é possível saber o sexo do bebê?

 

Após a descoberta da gravidez, essa se torna uma dúvida inquietante para a maioria dos casais. Mas, hoje em dia, é possível descobrir o sexo do bebê desde o começo da gestação, logo nas primeiras semanas de gravidez (em torno de 8 a 9 semanas).

 

Por meio do exame de sexagem fetal, que é feito com o sangue da mãe, é possível saber o sexo com margem de erro baixíssima. Esse exame não requer pedido médico, entretanto, os planos de saúde não cobrem.

 

No primeiro ultrassom morfológico (em torno de 11 a 13 semanas de gestação), é possível saber o sexo com grande probabilidade de acerto, entre 70% e 80% de chance. A confiabilidade do exame dependerá do local onde ele é realizado, da qualidade do aparelho de ultrassom e da experiência do ultrassonografista.

 

Entre 15 a 16 semanas de gestação, o exame de ultrassom já aponta com uma margem de segurança muito maior qual o sexo do bebê. Porém, se o casal ainda não souber o sexo nesse exame, no segundo morfológico (feito com 20 a 22 semanas de gestação), já é possível saber o sexo com muita segurança pelo ultrassom.

 

Contudo, sempre alertamos aos casais: saber o sexo muito precocemente (no primeiro trimestre) pode coincidir com o período de risco de aborto. Especialmente nos 3 primeiros meses, a gestante tem um risco considerável de perda (aborto) espontânea e, a partir do momento que ela sabe o sexo, geralmente a gestação toma uma forma, vem o nome do bebê e o impacto de uma eventual perda pode ser muito maior.

 

 

Visite o canal do Youtube para assitir a este vídeo:

 

Compartilhe:

Buscar Artigo


Dr. Igor Padovesi é ginecologista e obstetra da USP e do Hospital Albert Einstein


Acompanhe-o nas redes:



MAIS ARTIGOS EM Gestação, Parto e Pós-Parto

+ Gestação, Parto e Pós-Parto
Grávidas devem dormir para o lado esquerdo?

Grávidas devem dormir para o lado esquerdo?

Como a gestante deve dormir Faz mal dormir de barriga pra cima ou do lado direito Na verdade o ideal é sempre dormir de lado se para a esquerda ou direita fica a critério da gestante

Saiba mais
Gravidez após aborto espontâneo apresenta mais riscos?

Gravidez após aborto espontâneo apresenta mais riscos?

O aborto espontâneo é muito comum e uma causa importante de preocupação entre mulheres que desejam engravidar. Entenda um pouco mais sobre este assunto!

Saiba mais
Inchaço na Gravidez

Inchaço na Gravidez

Durante a gestação, o inchaço é uma das principais queixas entre as mulheres. Saiba um pouco mais sobre quais cuidados podem ser tomados para minimizar este problema.

Saiba mais
Subir