Dr. Igor Padovesi - Especialista em Obstretrícia e Ginecologia
YouTube Instagram Dr. Igor Padovesi
Menstruação irregular: Possíveis causas e tratamentos

Menstruação irregular: Possíveis causas e tratamentos

O ciclo menstrual regular é aquele que vem todos os meses, com um intervalo definido (em torno de 26 a 30 dias em média), e isso indica que a mulher está saudável. Quando não ocorre, é um sinal de anovulação crônica, ou seja, falta de ovulações regulares. 

 

Isso pode ocorrer por diversas causas: condições relacionadas ao próprio útero (como miomas, pólipos, adenomiose, infecções, etc), distúrbios e alterações hormonais, não só ginecológicas, mas alterações como da tireóide, da glândula hipófise, uso de medicamentos, excesso de atividade física e até stress. É grande a lista de tudo que pode comprometer o ciclo menstrual.

 

Existem situações normais (fisiológicas) como, por exemplo, nos primeiros dois anos após a menarca (primeira menstruação), em que é esperado que a menstruação não seja tão regular. Isso porque existe um período chamado de amadurecimento do eixo hormonal. E o mesmo acontece no outro extremo, que é no final da vida reprodutiva da mulher: próximo à menopausa, a menstruação tende a ficar inconstante, mais espaçada. Entretanto, em mulheres fora desses extremos da idade reprodutiva, quando a menstruação passa a acontecer de forma irregular, é sempre indicada uma avaliação ginecológica.

 

Existem exames que são realizados para que se possa identificar se a mulher tem algum distúrbio hormonal, endocrinológico ou uma condição do próprio útero. Muitas vezes, são realizados todos os exames e não é identificado nenhum problema específico. Apesar de ser um diagnóstico de exclusão, o estresse excessivo e atividade física muito intensa podem impactar na menstruação. Ou seja, todas as outras condições médicas devem ser descartadas primeiro para poder atribuir a falta de menstruação a esses fatores.

 

 

Visite o canal do Youtube para assitir a este vídeo:

 

Buscar Artigo


Dr Igor Padovesi é formado e pós-graduado pela USP e atua nos melhores hospitais de SP. Sua equipe é especializada no atendimento e cirurgias de mulheres que moram fora de SP e no exterior.


Acompanhe-o nas redes:



MAIS ARTIGOS EM Gestação, Parto e Pós-Parto

+ Gestação, Parto e Pós-Parto
Menstruação excessiva: não é normal

Menstruação excessiva: não é normal

Você sabia que uma em cada 3 mulheres vai ter durante a vida algum problema com a suas menstruações principalmente o excesso de sangramento E que a grande maioria dessas mulheres acham isso normal e sofrem com o problema sem procurar ajuda

Saiba mais
Por que retirar as trompas pode salvar sua vida

Por que retirar as trompas pode salvar sua vida

Cirurgia simples pode ser realizada de forma oportuna, junto de alguma outra cirurgia, para reduzir as taxas de um tumor ginecológico agressivo e de difícil diagnóstico: o câncer de ovário.

Saiba mais
Qual o melhor tipo de calcinha?

Qual o melhor tipo de calcinha?

Qual o melhor tipo de calcinha para minimizar a ocorrência de corrimentos e doenças?

Saiba mais
Subir