Dr. Igor Padovesi - Especialista em Obstretrícia e Ginecologia
YouTube Instagram Dr. Igor Padovesi
Grávidas devem dormir para o lado esquerdo?

Grávidas devem dormir para o lado esquerdo?

Muitas grávidas me perguntam no consultório se devem dormir para o lado esquerdo. Essa é uma crença popular e eu vou te explicar porquê não há necessidade de dormir nessa única posição.

 

O jeito de dormir está associado aos desconfortos físicos que a gestante tem durante a gestação, principalmente no final do terceiro trimestre. Com a barriga maior, o desconforto ao se deitar costuma ser grande. Por isso, é preciso estar atenta à forma de dormir, pois muitas dores acabam se originando durante o sono (como dores nas costas, por exemplo).

 

Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê. Por vezes a gestante vai se virar à noite e acordar nessa posição, e não precisa ficar preocupada. Mas naturalmente a tendência é que de barriga pra cima, acabe sentindo mal-estar e queira mudar de posição.  

 

A ideia de dormir para o lado esquerdo é levando em conta a posição anatômica da veia cava, que ficaria mais desviada dessa pressão feita pelo bebê. Mas nessa fase final, a gestante já está extremamente desconfortável e não dá para limitá-la a dormir apenas para o lado esquerdo, sem variar a posição! Portanto, a posição ideal para dormir é sempre de lado - mas para a esquerda ou direita, a critério da gestante.

 

Para evitar dores no corpo, o ideal é que a gestante se deite de lado e da forma mais reta possível, utilizando apoio no ombro e entre as pernas: pode ser abraçando um travesseiro ou almofada, e colocando outro entre os joelhos. Isso porque durante o sono, a tendência é que o corpo relaxe e o ombro e o quadril "desabem", fazendo com que a coluna fique torta. 

 

Uma última dica é: veja se o seu colchão está dentro da validade, pois muitas vezes o desconforto pode vir também da qualidade do colchão!

 

 

Visite o canal do Youtube para assistir a este vídeo:

 

Compartilhe:

Buscar Artigo


Dr. Igor Padovesi é ginecologista e obstetra da USP e do Hospital Albert Einstein


Acompanhe-o nas redes:



MAIS ARTIGOS EM Gestação, Parto e Pós-Parto

+ Gestação, Parto e Pós-Parto
A volta ao trabalho: separação entre a mãe e o bebê

A volta ao trabalho: separação entre a mãe e o bebê

Voltar à rotina após final da licença-maternidade não é uma tarefa nada fácil!

Saiba mais
Acupuntura para tentar engravidar.

Acupuntura para tentar engravidar.

Entre os métodos utilizados para aumentar as chances de engravidar os casos de fertilização in vitro (FIV), a acupuntura apareceu recentemente em estudos e com resultados promissores. Saiba um pouco mais sobre o assunto!

Saiba mais
Diabetes Gestacional: entendendo a doença

Diabetes Gestacional: entendendo a doença

O que é o Diabetes Gestacional? Quais são suas causas? O que é aconselhado fazer no caso de desenvolver a doença? Saiba um pouco mais sobre esse distúrbio.

Saiba mais
Subir