Dr. Igor Padovesi - Especialista em Obstretrícia e Ginecologia
(11) 4253-2523
YouTube Instagram Dr. Igor Padovesi Facebook LinkedIn Dr. Igor Padovesi Google+
Menstruação Irregular

Menstruação Irregular

A regularidade dos ciclos menstruais é uma das principais características do organismo feminino que assegura que a mulher está saudável, com seus hormônios funcionando normalmente e em plenas condições para conceber.

Em adolescentes a menstruação pode demorar até um a dois anos para se tornar regular, com intervalos fixos, sem que isso represente um distúrbio (é o período de amadurecimento do chamado "eixo" hormonal feminino). Também na faixa dos 40-50 anos, é comum que a menstruação volte a se tornar irregular, com a aproximação da menopausa, por declínio progressivo da função dos ovários.

Existem, entretanto, várias doenças que podem causar anormalidades da menstruação. Entre elas destacam-se os diversos distúrbios hormonais, alterações da tireóide, fatores anatômicos (miomas, pólipos, tumores etc), infecções, uso de medicamentos, entre outros. Por esse motivo, os distúrbios do ciclo menstrual sempre exigem uma boa avaliação ginecológica.

É fundamental uma investigação minuciosa para identificar possíveis doenças, e contemplando inclusive os hábitos de vida, nível de stress, atividade física etc. Sabe-se que esses fatores podem ter um impacto negativo no ciclo menstrual da mulher, às vezes constituindo a verdadeira causa do problema. No entanto, estes são diagnósticos de exclusão - para atribuir as alterações menstruais a stress ou atividade física excessiva, é necessário primeiro descartar todas as outras possíveis causas orgânicas (hormonais, uterinas etc).

ESPECIALIDADES

+ Especialidades Médicas

Ovários Policísticos

Será que você tem mesmo?

A doença dos "ovários policísticos" é uma síndrome: tem sintomas e critérios diagnósticos precisos. Não basta ter "cistos no ovário".

Saiba mais

Anticoncepcionais

Será que posso tomar?

Entre tantas opções disponíveis, preocupação com riscos da pílula (como a trombose), como escolher o anticoncepcional ideal?

Saiba mais

Cólica Menstrual

Será que é normal?

A cólica pode ser "normal", mas se atrapalha o dia-a-dia, deve ser tratada corretamente. Ou pode ser sinal de alguma doença, como a endometriose.

Saiba mais
Subir