Dr. Igor Padovesi - Especialista em Obstretrícia e Ginecologia
(11) 4305 6070
Facebook Google+ YouTube LinkedIn Dr. Igor Padovesi Instagram Dr. Igor Padovesi
Infecções Urinárias

Infecções Urinárias

As infecções urinárias são muito comuns em mulheres, e um problema frequente no consultório do ginecologista. A maioria das mulheres terá pelo menos uma infecção urinária durante a vida, enquanto algumas apresentam o problema de forma recorrente.

Há vários fatores que predispõe as mulheres às infecções de urina. A anatomia feminina é o principal deles, pois a uretra curta da mulher favorece a contaminação da bexiga por bactérias da região vaginal e anal. Por isso as infecções de urina na mulher têm uma associação com as relações sexuais. A gravidez e a pós-menopausa são também condições que aumentam o risco de uma infecção urinária ocorrer.

O tratamento da infecção de urina de modo geral é simples e de curta duração, com ótima eficácia. No entanto, é importante identificar as situações de maior risco como as infecções urinárias recorrentes, a infecção de urina na gravidez e a infecção de urina complicada, que acomete os rins (pielonefrite), que exigem avaliação adequada e tratamento mais específico.

As infecções urinárias recorrentes (ou infecções urinárias de repetição) podem se tornar um verdadeiro transtorno na vida de algumas mulheres. Não se conhece exatamente a causa, mas há indícios de que existam alguns fatores genéticos e imunológicos que diminuem as defesas do sistema urinário e predispõe à infecção.

De modo geral, a abordagem dessa condição também não é muito complexa. É necessária uma investigação mais detalhada das vias urinárias, orientação de alguns hábitos (como beber muito líquido, urinar com frequência e após as relações sexuais etc.) e prescrição de um tratamento profilático, que é resolutivo para a maioria das mulheres com o problema. Nesses casos, o mais importante é uma boa avaliação ginecológica, para fazer o diagnóstico correto e prescrição de um tratamento eficiente.

ESPECIALIDADES

+ Especialidades Médicas

Candidíase

Corrimento mais comum

Apesar de ser muito comum, algumas mulheres podem ter quadros de difícil resolução. E nem tudo que parece candidíase, realmente é.

Saiba mais

Corrimentos

Será que é normal?

O "corrimento" pode ser desde a secreção vaginal natural até quadros de infecções. Só uma boa avaliação pode fazer o diagnóstico preciso.

Saiba mais

HPV

Verrugas e câncer de colo

O HPV pode estar presente e não causar nenhum problema, mas também pode originar verrugas genitais e causar o câncer de colo uterino.

Saiba mais

DEPOIMENTOS

+ Depoimentos
estrela estrela estrela estrela estrela

Fomos muito bem atendidos por toda a equipe. Dr. Igor foi maravilhoso, muito atencioso, demonstrou muita atenção [continuar lendo]

Fomos muito bem atendidos por toda a equipe. Dr. Igor foi maravilhoso, muito atencioso, demonstrou muita atenção, a sua maneira de tratar o paciente com carinho e passando confiança ao mostrar que as possibilidades podem ocorrer fez total diferença para que eu continue com esperanças naquilo que estou buscando. Dr. Igor continue assim, o seu conhecimento e a sua maneira de tratar faz com que o Sr. tenha excelência. Muito Obrigado!

Luciana Macedo

estrela estrela estrela estrela estrela

Adorei tudo. O consultório lindo, adequado, bom gosto, muito fino mesmo, chega a surpreender de tal forma [continuar lendo]

Adorei tudo. O consultório lindo, adequado, bom gosto, muito fino mesmo, chega a surpreender de tal forma o requinte de detalhes, que é impossível não comentar. Dr. Igor, muito gentil, claro, me passou segurança e confiança. Adorei !!! Parabéns !!! abraços

Sonia Moura

estrela estrela estrela estrela estrela

Me considero uma paciente que apresenta muitos questionamentos em virtude dos demais problemas de saúde [continuar lendo]

Agradeço a toda a equipe pela atenção dispensada desde o pré até o pós operatório. Me considero uma paciente que apresenta muitos questionamentos em virtude dos demais problemas de saúde, mas todos eles foram esclarecidos a tempo. Obrigada a todos.

Subir