Dr. Igor Padovesi - Especialista em Obstretrícia e Ginecologia
(11) 4253-2523
YouTube Instagram Dr. Igor Padovesi Facebook LinkedIn Dr. Igor Padovesi Google+
HPV

HPV

A infecção pelo papilomavírus humano (ou HPV) é extremamente comum entre homens e mulheres, e estima-se que mais da metade de toda a população entre contato com o vírus HPV em algum momento da vida. Na maioria das vezes, a presença do HPV não causa nenhum sintoma, sendo eliminado naturalmente pela imunidade após meses ou anos.

Em alguns casos, o vírus pode levar à formação de verrugas genitais ou de lesões no colo do útero que com o tempo podem progredir tornando-se um câncer. O exame de papanicolaou tem como objetivo detectar essas lesões precursoras, prevenindo o aparecimento do tumor.

A alteração do papanicolaou, as verrugas genitais ou a simples detecção da presença do vírus são queixas muito frequentes no consultório. Na maioria das vezes são condições transitórias, resolvidas com tratamentos simples ou, às vezes, apenas com acompanhamento e exames periódicos.

Uma boa avaliação ginecológica é essencial para identificar as situações em que o vírus do HPV possa representar alguma real ameaça ao organismo, e diferenciá-las daquelas mais comuns, em que ele apenas está presente temporariamente e será eliminado pelo sistema imune.

ESPECIALIDADES

+ Especialidades Médicas

Corrimentos

Será que é normal?

O "corrimento" pode ser desde a secreção vaginal natural até quadros de infecções. Só uma boa avaliação pode fazer o diagnóstico preciso.

Saiba mais

Candidíase

Corrimento mais comum

Apesar de ser muito comum, algumas mulheres podem ter quadros de difícil resolução. E nem tudo que parece candidíase, realmente é.

Saiba mais

Anticoncepcionais

Será que posso tomar?

Entre tantas opções disponíveis, preocupação com riscos da pílula (como a trombose), como escolher o anticoncepcional ideal?

Saiba mais
Subir