Dr. Igor Padovesi - Especialista em Obstretrícia e Ginecologia
(11) 4253-2523
YouTube Instagram Dr. Igor Padovesi Facebook LinkedIn Dr. Igor Padovesi Google+
Endometriose

Endometriose

Como médico do setor de Endometriose do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Dr. Igor acumulou conhecimento e experiência no tratamento clínico da doença e também na cirurgia para endometriose. É nessa área que possui publicações em revistas científicas e capítulos de livros. Também é pós-graduado pelo Hospital Sírio-Libanês em Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva.

A endometriose está presente em cerca de 10 a 15% das mulheres, causando sintomas como cólicas menstruais intensas, dor pélvica e dores à relação sexual. Em alguns casos pode chegar a acometer o intestino, bexiga e outros órgãos abdominais. Também é uma importante causa de infertilidade da mulher. Os exames de rotina (como o ultrassom transvaginal comum) não é capaz de identificar a doença, mesmo em casos avançados.

Atualmente as principais diretrizes mundiais indicam que a endometriose deve ser abordada inicialmente com exames de imagem especializados (como ultrassom com preparo intestinal e ressonância magnética). A maioria das pacientes conseguirá obter um bom controle dos sintomas utilizando apenas medicamentos, com o acompanhamento de um especialista, ficando a cirurgia reservada para casos selecionados. Quando necessária, a cirurgia de endometriose deve ser realizada por equipe experiente e de forma minimamente invasiva - saiba mais em "Cirurgia Ginecológica").

Veja no nosso canal YouTube vários outros vídeos explicativos sobre a cirurgia de endometriose, o diagnóstico da endometriose, a gravidez em mulheres com endometriose, entre outros. Acesse a playlist clicando AQUI.

ESPECIALIDADES

+ Especialidades Médicas
Cirurgia ginecológica minimamente invasiva

Cirurgia

Minimamente invasiva

A maior parte das cirurgias ginecológicas já pode ser realizada de forma minimamente invasiva, com menor dor e recuperação rápida

Saiba mais

Miomas

Precisa tratar?

Os miomas são os tumores do útero mais comuns, são benignos e nem sempre precisam de tratamento.

Saiba mais

HPV

Verrugas e câncer de colo

O HPV pode estar presente e não causar nenhum problema, mas também pode originar verrugas genitais e causar o câncer de colo uterino.

Saiba mais
Subir