Dr. Igor Padovesi - Especialista em Obstretrícia e Ginecologia
(11) 4305 6070
Facebook Google+ YouTube LinkedIn Dr. Igor Padovesi Instagram Dr. Igor Padovesi
Cistos de Ovário

Cistos do Ovário

O achado de um ou mais cistos nos ovários, geralmente em ultrassonografias de rotina, é uma causa muito comum de ansiedade e preocupação desnecessárias. Na maioria das vezes trata-se de situações benignas, fisiológicas e que se resolvem espontaneamente.

Existem porém os cistos ovarianos anormais, doenças dos ovários que requerem tratamento específico, geralmente por cirurgia. Na maioria das vezes são benignos, mas apesar de raros, os tumores malignos dos ovários podem aparecer inclusive em adolescentes ou mulheres jovens.

É importante esclarecer que toda mulher tem, naturalmente, "cistos" nos ovários, que variam durante o ciclo menstrual. Na mulher que menstrua normalmente (não usa contraceptivo), todo mês aparecem nos ovários múltiplos pequenos cistos (folículos), um dos quais irá crescer e se tornar o folículo dominante, e após a ovulação se transformará em um cisto de corpo lúteo. Todos esses cistos podem aparecer na ultrassonografia e têm características típicas.

Existem, no entanto, cistos de ovário com características chamadas "complexas", que podem representar um verdadeiro tumor do ovário (benigno ou maligno). Existem várias características radiológicas (à ultrassonografia com doppler) que aumentam ou diminuem a chance de se tratar de um cisto anormal. A ressonância magnética pode ser utilizada para ajudar a esclarecer detalhes desses cistos.

Quando os exames sugerem que o cisto é anormal, o tratamento é, via de regra, por cirurgia. Os cistos ovarianos mais comuns são os de endometriose (endometrioma), cisto dermóide (ou teratoma) e cistoadenoma, todos benignos. A cirurgia deve ser realizada preferencialmente de forma minimamente invasiva (veja mais em "Cirurgia Ginecológica").

ESPECIALIDADES

+ Especialidades Médicas
Cirurgia ginecológica minimamente invasiva

Cirurgia

Minimamente invasiva

A maior parte das cirurgias ginecológicas já pode ser realizada de forma minimamente invasiva, com menor dor e recuperação rápida

Saiba mais

Miomas

Precisa tratar?

Os miomas são os tumores do útero mais comuns, são benignos e nem sempre precisam de tratamento.

Saiba mais

Menstruação Irregular

Sinal de desarmonia hormonal

As menstruações regulares, com intervalos fixos, são um importante sinal de que os hormônios femininos estão atuando corretamente.

Saiba mais

DEPOIMENTOS

+ Depoimentos
estrela estrela estrela estrela estrela

(...) achei tudo excelente, desde o 1o atendimento para agendamento, a confirmação pelo whatsassp, a simpatia da secretária [continuar lendo]

Até o momento, achei tudo excelente...desde o 1o atendimento para agendamento, a confirmação pelo whatsassp, a simpatia da secretária na recepção e o Dr Igor: muito preciso e confiantes em suas explicações, trazendo segurança para mim e meu marido.

estrela estrela estrela estrela estrela

(...) as minhas expectativas eram altas de tantos elogios que ela tinha feito...mas confesso que ainda assim fiquei surpresa [continuar lendo]

Sou Gislene e fui indicada pela Carla Pessoa, e as minhas expectativas eram altas de tantos elogios que ela tinha feito...mas confesso que ainda assim fiquei surpresa positivamente, todos cordiais, as instalações maravilhosas e quanto ao Dr. Igor sem palavras...atencioso, seguro, competente e humano. Gostaria MUITO que todos tivessem condições de poder utilizar um serviço de tão boa qualidade !!! Abraços

Gislene

estrela estrela estrela estrela estrela

É um profissional extremamente dedicado , esclareceu com clareza possíveis dúvidas. [continuar lendo]

O primeiro contato foi excelente. É um profissional extremamente dedicado , esclareceu com clareza possíveis dúvidas. Além do conhecimento que detém, demonstrou muita paciência e carinho conosco. Saímos da consulta muito satisfeitas.

Silvia

Subir